Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2008

Para o acaso das coisas...

Quando um guerreiro é surpreendido pelo acaso das coisas, deve ele ser sincero com tudo o que acontecer, para que os amigos que venham a seguir, sejam leais a ele e, também, eles possam experimentar a sua lealdade.

Pensamento de um grande mestre...

Se você passar a vida na segurança de uma caverna ao pé da montanha, só o que verá serão trevas. Não passe a vida buscando segurança; se você se cobrir de camadas e mais camadas de armadura, não conseguirá andar nem lutar para proteger-se a si mesmo e aos outros. A sua experiência será limitada e você nunca sentirá a dor suave do crescimento. Renuncie a essa proteção e segurança, desafiando-se a si mesmo para ganhar o topo da cordilheira. Suba mais e mais, com a visão, a capacidade e a experiência expandindo-se a cada pico vencido. E quando estiver exposto aos ventos, desprotegido, sentindo o toque ameno do sol, as agulhadas de uma forte chuva, o sol e a neve a roçar-lhe o coração, usufruirá do imenso panorama do universo à sua volta. Você sente dor e medo, mas está intensamente vivo. Ao subir a montanha gelada, tiritante, faminto e exausto, está sozinho com o sibilar do vento. Desista e morrerá. Talvez um metro, talvez alguns centímetros por dia... mas avance! A vida é isso:frio, fome...

MASAGATSU AGATSU KATSU HAYABI

A vitória justa, correta, o caminho certo; a vitória sobre si mesmo, aqui e agora com seu próprio esforço com a pureza de sua alma.

O que é a insensatez?

A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância. Sentada à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali seguindo o seu caminho: "Venham todos os inexperientes!" Aos que não têm bom senso ela diz: "A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!" Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura. (N.T. Provérbios, 9: 13-18)

Onde está a sabedoria?

"Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso." (N.T. Provérbios - 8:12)

A Correntesa da Vida

Nunca acreditei em predestinação, nem que o futuro esteja escrito; um guerreiro deve fazer o seu caminho, o seu destino. Também, creio que O Eu Sou tem um plano para cada um de seus escolhidos. Diante desses pontos, como explicar isso aos meus irmãos? Um grande guerreiro, me explicou isso: "O plano de Deus é como um rio que tem uma correntesa e direciona cada um ao mar (ao Todo). Mas temos sempre as margens, ou os afluentes como alternativas ou descanso (esse é o nosso "Livre Arbítrio"). Assim, nadar contra a correntesa é desgastante e pouco inteligente; deve-se unir-se a correntesa, harmonizar, e usar as margens e os afluentes para alcançarmos os nossos objetivos."