Pensamento de um grande mestre...

Se você passar a vida na segurança de uma caverna ao pé da montanha, só o que verá serão trevas.

Não passe a vida buscando segurança; se você se cobrir de camadas e mais camadas de armadura, não conseguirá andar nem lutar para proteger-se a si mesmo e aos outros. A sua experiência será limitada e você nunca sentirá a dor suave do crescimento. Renuncie a essa proteção e segurança, desafiando-se a si mesmo para ganhar o topo da cordilheira. Suba mais e mais, com a visão, a capacidade e a experiência expandindo-se a cada pico vencido. E quando estiver exposto aos ventos, desprotegido, sentindo o toque ameno do sol, as agulhadas de uma forte chuva, o sol e a neve a roçar-lhe o coração, usufruirá do imenso panorama do universo à sua volta.

Você sente dor e medo, mas está intensamente vivo. Ao subir a montanha gelada, tiritante, faminto e exausto, está sozinho com o sibilar do vento. Desista e morrerá. Talvez um metro, talvez alguns centímetros por dia... mas avance!

A vida é isso:frio, fome, solidão. Dependa apenas de si mesmo. Eis o que entendemos por Bushidô(que são o caminho dos guerreiros). Eis o meu mundo do Aikidô. A busca do cume das montanhas.

(
Sensei Mitsugi Saotome)

Comentários

Lady Guiweny (* disse…
Amigo Dan, achei esse texto de uma sensilidade indescritível. Com o pouco que consigo falar sobre ele, lhe deixo escrito que a moldura da alma só se faz quando estamos dispostos a enfrentar os desafios da vida...são montanhas a serem escaladas...são oceanos a serem transpostos...diante destes desafios, acredito que devemos ter a certeza de que o vislumbre de cima da montanha é mais amplo, assim como o as águas do oceanos parecem mais infinitas quando estamos no meio dele, sem terra à vista! Lhe agradeço por este pensamentos lindo e lhe desejo paz e luz em tua caminhada.

Postagens mais visitadas deste blog

Mentes Fracas, Sociedade Corrupta

Atravessando pontes

Não há controle do tempo