Kokyu - Uma interpretação

Sempre tive muita dificuldade de entender o que é o Kokyu e como funciona isso no Aikidô. Mas após um treino no Dojo ao qual sou filiado, na volta para casa, fiquei pensando nas palavras de Ô Sensei, nas palavras do meu instrutor, no treino que fizemos (praticamos Kokyu), e no que eu senti praticando com um iniciante.

Me lembrei que Ô Sensei dizia a seguinte frase:

"Eu Sou o Universo!"

No Aikido, sempre buscamos a harmonia com o colega que está treinando conosco; a harmonia que é buscada no Aikido é uma forma, de momentaneamente, em um dado movimento, unir-se ao seu colega em um único movimmento, como se os dois fossem apenas um naquele momento.

Outra coisa, foi que lembrei de algumas frases e textos do Sensei Saotome que diz que há um pequeno Universo dentro de cada um de nós. Bom, se há um Universo dentro de cada um de nós, existe uma força que o mantém em funcionamento para que estejamos vivos - creio que isso seja o KI.

O universo pessoal deve participar do Universo cósmico e criador, ou seja, tudo que está a nossa volta, para que então haja harmonia, a mesma harmonia que Ô Sensei fez referência em seus vários seminários e palavras aos seus alunos direto.

Pensando assim (se bem que eu sou contra a racionalização dos movimentos no Aikido, você deve sentí-los simplesmente para que a prática seja natural), eu percebi que durante o treino com o iniciante (não que eu não seja, mas tenho um pouquinho mais de experiência que o colega que treinava comigo), percebi que todas as vezes que eu conseguia me unir a ele no movimento, era como seu o meu universo pessoal se unisse ao universo pessoal dele. Lambrando dos documentários que assisto sobre o Universo e as forças físicas (gosto do assunto... rsrs), quando um corpo estrelar se aproxima de outro, ambos trocam energia, e se há um espiral, a energia tende a retornar de alguma forma para o meio que os rodeia, de tal maneira que há uma explosão, e ambos se distanciam um do outro, devolvendo a energia que havia se unido - na minha interpretação, isso é Kokyu cósmico!

Hora, se quando eu me uno ao meu colega em um movimento, nossos universos tornam-se um só, e o controle é meu, ou seja, eu o estou conduzindo no movimento (como tori), eu tenho a energia dele dentro da minha esfera, dentro do meu movimento, naquele momento. Mas essa energia não é minha, é dele! Se assim é, eu preciso devolvê-la em algum momento, então, ocorre a explosão KOKYU do meu movimento; eu respiro e libero a energia dele de volta para ele. Só que meu colega, por mais preparado que ele esteja, a energia liberada, somada ao movimento dele (que deve ser o mais sincero possível desde o início) é muito grande, e como acontece com as glaxias, temos de nos separar, e é aí que ele recebe sua energia de volta mas não tem como controlá-la e ele finalmente é projetado (quando fazemos o movimento corretamente e no tempo certo) e energia de ambos se dissipa no dojo. Então, o ciclo se re-inicia, continuando o treino, mas agora ele tem a oportunidade de sentir essa respiração universal que é o Kokyu.

Concluíndo, isso na minha interpretação e sentimento, quando Ô Sensei diz que é o Universo, eu penso que ele queria que todos tivessem esse sentimento que cada um é um universo em si mesmo, e quando treinamos, os movimentos devem buscar a união desses universos, até que se tornem um, e o KI se manifeste no movimento, com base no grau de sinceridade de cada um, e a explosão Kokyu gere a respiração universal nos mais belos movimentos que só um gênio como Morihei Ueshiba poderia ter criado e nos dado como presente.

No meu pensamento, Kokyu é:

"Eu Sou o Universo, Você é o Universo, Eu e Você, somos um só!"

Domo arigato gozaimasu

Comentários

Anônimo disse…
QUERIDO AMIGO DANIEL,LI SUA POSTAGEM ,ESTA DE PARABENS,POIS CONSEGUE TRANSMITIR EM PALAVRAS TODO O SEU APRENDIZADO,TENS SENSIBILIDADE E USA A ALMA,AMIGO ,SAIBA EU ATE ME EMOCIONEI,POIS HOJE EM MEU SERVIÇO,PASSEI ALGO ,QUE POSSO TIRAR COMO LIÇAO AS SUAS PALAVRAS,CONTINUE SEMPRE ASSIM,POIS USANDO DE SEU CONHECIMENTO,CONSEGUE ABRIR AS PORTAS DE OUTRAS PESSOAS O QUAL PROCURAM SEU BLOG PARA AUMENTAR O CONHECIMENTO,BJS DA AMIGA ETERNA CRISTIANA.

Postagens mais visitadas deste blog

Mentes Fracas, Sociedade Corrupta

Caminhos do tempo