Liderar Pessoas
Gostaria de compartilhar com cada guerreiro que lê o meu blog, essa visão tão clara e direta do que é liderar. Coisas que venho postando aqui desde de 2007, só que essa colega de trabalho, sintetizou de uma maneira fabulosa e, agora comaprtilho com vocês a visão de lidera pessoas dessa colega. Espero que gostem!
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil. O exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada. Ele precisa respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
O líder é aquela pessoa que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança, já um chefe por sua vez, tem autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Desta forma, podemos dizer que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas temos que refletir se o contrário, é possível…
Ser chefe é bem mais fácil pois o poder conferido ao cargo por sí é o aparato necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.
O chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe.
O chefe enxerga o hoje o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada a visão do líder é muito mais ampla o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora da colheita.
Alguns lideres confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se um chefe e não o líder.
Hoje, todo chefe tem o discurso de líder na ponta da língua, é um discurso bonito, e todos gostam de ouvir, porém suas ações lhe dirão se ele é realmente um líder. Talvez, até tenha mudado a forma de pensar, mas não a de agir e isto leva tempo.
Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo.
Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.
Assim sendo, podemos ver várias diferenças entre chefes e líderes como:
“Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes”
Meu caminho profissional, cruzou com meu primeiro líder extamente há 10 anos e desde então, venho tentando me desenvolver para que um dia as pessoas possam olhar para mim como se olha para um verdadeiro líder.
(por Marilia Ruiz, PM&L Manager Brasil)
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil. O exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada. Ele precisa respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
O líder é aquela pessoa que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança, já um chefe por sua vez, tem autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Desta forma, podemos dizer que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas temos que refletir se o contrário, é possível…
Ser chefe é bem mais fácil pois o poder conferido ao cargo por sí é o aparato necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.
O chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe.
O chefe enxerga o hoje o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada a visão do líder é muito mais ampla o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora da colheita.
Alguns lideres confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se um chefe e não o líder.
Hoje, todo chefe tem o discurso de líder na ponta da língua, é um discurso bonito, e todos gostam de ouvir, porém suas ações lhe dirão se ele é realmente um líder. Talvez, até tenha mudado a forma de pensar, mas não a de agir e isto leva tempo.
Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo.
Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.
Assim sendo, podemos ver várias diferenças entre chefes e líderes como:
- O Chefe empurra – O Líder puxa
- O Chefe comanda – O líder comunica
- O Chefe é o “dono da boiada” – O líder é o maestro
- O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
- O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
- O Chefe administra – O líder inova
- O Chefe cópia – O líder é original
- O Chefe mantém – O líder desenvolve
- O Chefe pergunta “como” e “quando” – O líder pergunta “o quê” e “por quê?”
- O Chefe convive melhor no “status-quo” – O líder desafia, muda
- O Chefe é um bom soldado – O líder é ele mesmo
- O Chefe faz a coisa corretamente – O líder faz a coisa certa
- O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
- O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
- O Chefe busca “status” de vida – O líder privilegia qualidade
- Os Chefes são obedientes – Os líderes contestadores
- Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos.
- O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos
“Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes”
Meu caminho profissional, cruzou com meu primeiro líder extamente há 10 anos e desde então, venho tentando me desenvolver para que um dia as pessoas possam olhar para mim como se olha para um verdadeiro líder.
(por Marilia Ruiz, PM&L Manager Brasil)
Comentários