30 Anos Seguindo o Bushido

Sensei Luc Leoni comemora esse ano (2009) seus 30 anos de prática de Aikido. Foi um grande caminho que esse fabuloso guerreiro trilhou até aqui.

Sensei Luc Leoni tem demonstrado aos seus alunos o verdadeiro espírito do budo, através de seus ensinamentos marciais no Aikido, com cimplicidade e humildade.

A principal característica de um grande guerreiro é a demonstração de sua capacidade de maneira simples - isso é Zen. Sensei Luc não fica falando de coisas "exotéricas" no Aikido, mas nos permite encontrar o kami do Aikido através de suas técnicas e sua forma direta de ensinar.

Como todo mestre, seus comentário são sempre diretos, sem rodeios; as vezes algumas pessoas se desagradam disso, mas ninguém falou que arte marcial é democracia! Arte marcial é disciplina, e trilhar o caminho do guerreiro significa, em primeiro lugar, saber servir; se você não é capaz de absorver uma "bronca" de seu professor, então está na hora de buscar outra coisa que não uma arte marcial.

É visível a responsabilidade e o cuidado de Sensei Luc com seus alunos, quando lhes impõe o extremo em um treinamento; pois ensinar uma arte marcial é algo de grande responsabilidade e também, dentro do dojo, Sensei Luc, bem como qualquer professor de Aikido, está representando Ô Sensei naquele instante, nos transmitindo essa arte marcial moderna e elegante. Em memória do criador do Aikido (Morihei Ueshiba), um mestre deve ter sempre a responsabilidade de transmitir essa arte exigindo o máximo de disciplina de seus alunos, atenção e concentração, nem que para isso ele tenha que lembrá-los, por vezes com um atemi, de que são alunos, e que o caminho ainda muito longo para que alcancem o status de mestres.

Ser mestre, não é apenas saber executar as técnicas com maestreia, nem ficar realizando saltos malabarísticos - isso não passa de adestramento do corpo (que é muito difícil). Para ser mestre, é ter o desprendimento de toda vaidade e servir a cada aluno, com a mão que cumprimenta e com a mão que executa um atemi para aumentar a concetração dos mais desatentos.

Expor a si mesmo, dispor de seus recursos particulares, abrigar um aluno direto, ou de simplesmente não cobrar nada, e as vezes até pagar para que algum aluno menos abastado financeiramente possa participar de um seminário, é a demonstração total do verdadeiro desprendimento de si mesmo e amor a arte de Ô Sensei (Morihei Ueshiba), para promover e qualificar alunos no mais alto nível marcial (não é só técnica) para o Aikido.

Por tudo isso, nos dias 19 e 20 de setembro, com a participação da Aikikai Brasil, Federação Mineira de Aikido e Nippon Kan Brasil, um seminário de Aikido no Rio de Janeiro será promovido em homenagem a esse grande mestre que nos brindou até o momento com sua alegria e arte, e agora, seus alunos e amigos retribuirão com sua presença nesse espetáculo, onde samurais modernos terão a aportunidade de treinar com alguns dos mais valorosos mestre do Aikido brasileiro, incluíndo, Wagner Bull Shihan (Instituto Takemussu) e Sensei Claude Walla (Federação Mineira de Aikido).

Detalhes do evento: http://bit.ly/U4WWo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mentes Fracas, Sociedade Corrupta

Atravessando pontes

Não há controle do tempo