Controle da Mente

Todo conhecimento flui e reflui de nossa mente, a todo momento, nos clamando que experimentemos cada forma-pensamento que brotam das sementes que temos plantados em nós ou que nos plantaram. Daí surge o perigo de atendermos a pensamentos que se quer sabemos se são nossos ou não.

O inconsciente não julga ou critica qualquer semente que seja plantada em nós ou por formas-pensamentos, sejam em acordo com o que julgamos correto ou não. Também não faz distinção entre o que é nosso e o que é externo a nós. Por isso, é importante que o guerreiro mantenha em sua mente, apenas o que seja seu. Se algo lhe é dado em forma de semente ou forma-pensamento, deves antes, ser capaz de digerir, transmutar e torná-lo seu, se assim for de seu desejo. A mente do guerreiro deve conter apenas o que é seu. O guerreiro deve ser o senhor de sua mente e criar muralhas fortes para evitar que outros plantem em sua mente coisas que não deseja.


Isso é real, pois muitas vezes vemos pessoas praticarem atos que não seriam normais, conforme sua personalidade e comportamento corriqueiro. Isso acontece, porque em algum momento, uma forma-pensamento lhe foi dada e, totalmente, aceita pela sua mente e a mesma se desenvolveu, buscando a experiência.


A mente do ser humano recebe o conhecimento e, tão logo seja possível, tenta colocar em prática tal conhecimento para obter a sabedoria. Quando não consegue colocar em prática o conhecimento adiquirido, este tende a se perder e ficar adormecido ou esquecido em algum lugar da mente. Você pode comprovar isso, quando aprendemos uma nova língua e, não colocamos em prática esse conhecimento, logo perdemos a destreza e capacidade comunicativa nessa nova língua.


Busque a consciência em todos os seus atos e, mesmo que sinta que deva fazer determinada coisa, tente perceber se o seu ato está em harmonia com o seu ser. Se o que está fazendo é por consciência ou inconsciência. Traga sempre para o seu ser consciênte seus atos, para que no futuro, não se arrependa deles. Esse é o controle da mente que o guerreiro deve ter.

Comentários

Lady Guiweny (* disse…
Oi Dan, tudo bem? Vim visitar teu "espaço" hoje e como sempre ele nos ensina como caminhar nas veredas da vida...

Você sabe que teu brilho é capaz de iluminar a noite mais escura e, além disso, leva nas mãos a chama que vem de teu espírito sábio e puro...são poucas as pessoas que têm a capacidade de traduzir o que sussura os nossos corações e transformar cada sussuro em palavras...é exatamente isso que você faz: sabe ouvir cada palavra que nasce de tua alma e desabrocha em seus pensamentos.

É uma pessoa que tem me ensinado a viver melhor, a transformar meus medos em um degrau para me tornar cada dia mais forte. Te agradeço pela tua amizade e por compartilhar comigo as vidas que se foram, as que virão e esta presente.

Fique com Deus, esteja em paz e se cuide. Beijos. Rê.
Anônimo disse…
obrigado por elaborar essa página com tanto amor, ele transcende os posts
Iaiá disse…
a mente recebe o conhecimento, mas para ser praticado, há de haver necessidade. Dependendo dessa necessidade, esse conhecimento poderá ser usado com ou sem sabedoria... A indignação e o incômodo são necessários e benvindos na prática desse conhecimento, porém a ira e a mágoa podem ser inimigos perigosos...

Postagens mais visitadas deste blog

Mentes Fracas, Sociedade Corrupta

Caminhos do tempo